A importância das caixas de gorduras para o meio ambiente e a maneira mais eficaz de limpá-las

A importância das caixas de gorduras para o meio ambiente e a maneira mais eficaz de limpá-las

Tratar efluentes sempre é um desafio imenso. Há muitas substâncias ou materiais biológicos difíceis de serem tratados.
O descarte deste tipo de material na rede coletora de esgoto pode ocorrer pelas indústrias, hospitais, restaurantes e até mesmo em nossas casas.

Para evitar maiores problemas com o descarte do material orgânico no esgoto doméstico, a ABNT, por meio da NBR 8160, nos instrui para a construção de um sistema de retenção de gorduras, popularmente denominada caixa de gordura.

Mas afinal qual a importância e porque devemos nos atentar ao descarte correto?

Antes, porém, é preciso entender o funcionamento dela. A caixa é nada mais que um reservatório acoplado à tubulação de descarga do líquido da pia da cozinha, por onde a gordura se concentra. Conforme acontece o acúmulo do material orgânico com a gordura, esta mistura começa a ficar mais pastosa, se tornando um semissólido.

Partindo da premissa que o descarte de 1 litro de óleo na pia contamina ao menos 25 mil litros de água dos rios, esse mecanismo evita com que esses contaminantes caiam diretamente na rede de esgoto e, assim, reduz a contaminação, o que facilita a companhia de tratamento de água no tratamento de efluentes do município/estado, contribuindo assim para o meio ambiente.

Como as caixas de gorduras são concentradores desses materiais orgânicos, é necessária limpeza periódica, contudo essa mistura de material orgânico+óleo que sobra das limpezas, no estado semissólido, deve ser descartado de maneira correta e não pode voltar para a rede coletora de esgoto devido problemas como, por exemplo, o entupimento.

Uma forma eficaz, correta e de baixo custo de limpeza, e que também facilita no descarte é a solidificação com o produto Ultra Solid® do material semissólido proveniente das caixas, reduzindo o odor e encapsulando o material orgânico.

Após o procedimento, a pessoa responsável pela limpeza ganha mais opções tanto na retirada, quanto no descarte do material, que poderá ser em sacos para lixo comum separado dos recicláveis.

Fonte:
https://www.pagina3.com.br/meioambien/2019/dez/11/1/descarte-errado-de-gordura-entope-a-rede-coletora

Sobre a Gerais Solidificação
A Gerais Solidificação de Resíduos atua MUITOS ANOS nos seguimentos industrial e hospitalar com aplicações em solidificação de resíduos líquidos犀利士
ou semissólidos diversos. A empresa Gerais, por ser uma empresa com foco na área ambiental, está sempre compromissada com a preservação do meio ambiente, fabricando produtos sustentáveis com tecnologia brasileira, visando a satisfação de seus clientes. Trabalhamos com os mais diversos hospitais, laboratórios e indústrias espalhados por todo o território nacional!

Para entrar em contato, envie-nos uma mensagem por Whatsapp:(11) 97041-0315. Alternativamente, ligue: (19) 3397-7702 ou envie um e-mail para vendas@geraissolidificacao.com.br

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =