6 Tipos de Higienização Hospitalar

6 Tipos de Higienização Hospitalar

O Hospital é um mundo à parte.

Há vários tipos de setores e com diferentes classificações de riscos, específicas desse tipo de instituição.
Não é à toa que os cuidados de limpeza devem ser maiores, pois qualquer erro pode causar problemas sérios para pacientes, visitantes, colaboradores e até para a própria instituição.
Devido a isso, há tipos específicos de limpeza para cada situação e ambiente hospitalar.

A seguir, listamos 6 tipos de limpeza hospitalar e detalhamos o papel de cada uma delas:

  1. Descontaminação
    Com o objetivo de dar proteção para os colaboradores que entrarão em algum ambiente que contenha material orgânico, e portanto algum risco de contaminação, este tipo de limpeza ajuda de maneira preventiva.
  2. Limpeza Concorrente
    Procedimento essencial nos hospitais, a limpeza concorrente é feita diariamente, e é realizada durante a estadia dos pacientes nas dependências da instituição. O colaborador higieniza desde os leitos até as mesas e maçanetas. Os cuidados são tantos que há o perigo da contaminação cruzada acontecer.
  3. Limpeza Preparatória
    É a limpeza feita antes do uso dos quartos ou ambientes. O colaborador remove partículas que ficam nas superfícies horizontais tais como de ultrassonografia, raios X, endoscopia, entre outras.

    Quer conhecer os produtos da Gerais Solidificação de Resíduos? Entre em contato agora mesmo por Whatsapp, sem compromisso clicando aqui.

     

  4. Limpeza Terminal
    Da mesma maneira que a Limpeza Preparatória lida com a entrada de um novo paciente, a limpeza terminal lida com a saída do mesmo, seja por alta, óbito ou transferência.
  5. Limpeza Especial
    É um tipo limpeza que é feita em equipamentos e materiais próximos (até 1 metro) a pacientes infectados ou colonizados por bactérias fortes ou ainda que ficam em área de alto risco de contaminação.

    1. Entre os equipamentos que passam por este tipo de limpeza, são incluídos:
    • Monitores, 
    • Grades da cama
    • Respirador
    • Bomba de infusão
    • Suportes de soro

  6. Desinfecção
    Com esse tipo de limpeza, o colaborador é capaz de eliminar quase todos os microorganismos, excetuando esporos bacterianos de superfícies inanimadas. Para este tipo de limpeza é necessário o uso de agentes químicos ou físicos.Caso ocorram derrames de fluidos contaminados tais como vômitos, fezes e urinas, recomenda-se para eliminar este tipo de sujidade a aplicação do solidificador de resíduos Ultra Sólid SSI antes da desinfecção, assim o material orgânico é encapsulado, protegendo o colaborador, e se transforma em um resíduo sólido de fácil remoção e descarte.

 

Fonte: http://www.grupointerativa.net/informativos/?p=354

 

Sobre a Gerais Solidificação
A Gerais Solidificação de Resíduos atua MUITOS ANOS nos segmentos industrial e hospitalar com aplicações em solidificação de resíduos líquidos ou semissólidos diversos. A empresa Gerais, por ser uma empresa com foco na área ambiental, está sempre compromissada com a preservação do meio ambiente, fabricando produtos sustentáveis com tecnologia brasileira, visando a satisfação de seus clientes. Trabalhamos com os mais diversos hospitais, laboratórios e indústrias espalhados por todo o território nacional!

Para entrar em contato, envie-nos uma mensagem por Whatsapp:(11) 97041-0315.

Alternativamente, ligue: (19) 3397-7702 ou envie um e-mail para vendas@geraissolidificacao.com.br