O que é Pegada de Carbono, sua importância nos Hospitais e uma maneira efetiva de reduzir esse número no seu Hospital

Pegada de Carbono é uma medida criada para calcular os impactos que uma pessoa, empresa, evento, entidade do governo ou produto causa no meio ambiente.

Para tanto, se calcula a quantidade de Gases do Efeito Estufa (GEEs) gerados por esse produto/individuo/entidade.

Assim, estabelecendo o quanto é gerado, pode-se, por meio de análise, descobrir o que faz os números serem expressivos ou não.

Um dos fatores que inflam os números de Pegada de Carbono é a geração de resíduo orgânico.

Sabe-se que, para cada quilo de lixo orgânico, são gerados 400 gramas de CO2.

Para um indivíduo, pode ser um valor razoável, mas se analisarmos um Hospital, os números, em um ano, podem ser assombrosos.

Em números médios, um hospital, no Brasil, tem em média 80 leitos (fonte ANAHP).

Estima-se que cada leito gera em média 4 quilos de Resíduos Serviço de Saúde (RSS), e 40% desses 4 quilos são resíduos orgânicos, chegamos à conclusão de que, por dia, são gerados 128 quilos de resíduos orgânicos, e consequentemente, 51,2 quilos de CO2.

Ou ainda…

18,7 toneladas de CO2 por ano!

Em um cenário nacional, com 6.300 hospitais (ANAHP), esse número se torna ainda maior:

117,7 mil toneladas por ano!

E como resolver esse problema?

A cada ano novas tecnologias surgem em todos os setores. No quesito sustentabilidade e tratamento de resíduos, a digestão do resíduo orgânico é uma das mais promissoras do mercado.

Com o equipamento ORCA, o resíduo orgânico é digerido, e é 100% transformado em água cinza, que pode ser descartada na rede coletora de esgoto, onde passará por tratamento ou reaproveitada para outros fins.

Além disso, a ORCA não gera odor, processa de 140 quilos a 1 tonelada por dia, funciona perto da fonte geradora dos resíduos e trabalha silenciosamente.

Dados: ANAHP

Sobre a Gerais Solidificação

A Gerais Solidificação de Resíduos atua MUITOS ANOS nos segmentos industrial e hospitalar com aplicações em solidificação de resíduos líquidos ou semissólidos diversos. A empresa Gerais, por ser uma empresa com foco na área ambiental, está sempre compromissada com a preservação do meio ambiente, fabricando produtos sustentáveis com tecnologia brasileira, visando a satisfação de seus clientes. Trabalhamos com os mais diversos hospitais, laboratórios e indústrias espalhados por todo o território nacional!

Para entrar em contato, envie-nos uma mensagem por Whatsapp:(11) 97041-0315. Alternativamente, ligue: (19) 3397-7702 ou envie um e-mail para vendas@geraissolidificacao.com.br