A resistência a antibióticos está se espalhando a partir de ETEs!
Estudos mostram a resistência de bactérias aos antibióticos nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Verificou-se que os produtos do tratamento de efluentes contêm traços de DNA resistentes a antibióticos.
 

Os antibióticos são frequentemente reintroduzidos no meio ambiente e no abastecimento de água, resultando potencialmente na disseminação da resistência aos antibióticos. 


“Estamos chegando rapidamente a uma situação assustadora, chamada de “mundo pós-antibiótico “, onde já não podemos mais combater infecções com antibióticos, porque os micróbios se adaptaram a ser resilientes contra esses antibióticos”, disse Adam Smith, professor assistente de engenharia ambiental na USC e principal pesquisador do estudo. “Infelizmente, os sistemas de tratamento de água acabam sendo uma espécie de hot-bed (ambiente que promove o crescimento de algo, especialmente indesejável) para resistência aos antibióticos.”

 

        Conforme a bactéria se alimenta, reproduz e cresce, acumula-se um excesso chamado biomassa (lodo). Uma típica estação de tratamento de efluentes produz toneladas de biomassa(lodo) diariamente. Uma vez tratado, ele é descartado em aterros sanitários ou usado como fertilizante para a agricultura e a pecuária.

 

       “A resistência a múltiplas drogas parece ser o impacto mais alarmante “, disse Smith. “Independentemente da influência dos antibióticos, seja apenas uma ou em concentrações muito baixas, é provável que haja muita resistência a múltiplas drogas se espalhando”.

Alguns pesquisadores acreditam que a quantidade de organismos resistentes aos antibióticos formados em ETEs poderiam ser reduzidos através de alterações nos processos de tratamento. Por exemplo, empregando processos livres de oxigênio, ou anaeróbios, em vez de processos aeróbios, e usando filtração por membrana.(fonte https://www.tratamentodeagua.com.br/resistencia-antibioticos-etes/? )

 

       A GERAIS SOLIDIFICAÇÃO desenvolveu uma outra forma de minimizar que estes componentes sejam excretados, que é a utilização da técnica  de solidificação nos centros cirúrgicos. O solidificador Ultra Solid Cápsula é utilizado para solidificar os fluídos corpóreos nos centros cirúrgicos, de  forma a imobilizar o contaminante antes de ser excretado nos expurgos (rede de esgoto municipal), contribuindo assim, com a saúde da população e vindo de encontro com o que sugerem no texto referente a melhoria no processo de tratamento das ETE e ETA.

 

       O Ultra Solid Cápsula é um solidificador desenvolvido para a solidificação de fluidos corpóreos em frascos de aspiração.

 

Vantagens do uso do Ultra Solid Cápsula:

 

        Além da melhoria do processo de tratamento, terá a eliminação dos riscos ocupacionais na manipulação, na logística, no armazenamento temporário e na disposição final dos frascos de aspiração. Garante ainda:

 

· Minimização do fluxo de efluentes descartados incorretamente na rede coletora

· Evita borbulhas dos fluidos aspirados

· Não altera a leitura do volume aspirado

· Proporciona condições de segurança para os profissionais

· Diminuição à exposição aos agentes de risco

· Diminuição do odor

 

       A técnica de solidificação pode também ser utilizada no tratamento de medicamentos líquidos vencidos, vômito, urina, diarreia, produtos químicos, quimioterápicos, psicotrópicos, nas caixas de descarte em papelão/plásticos e até nos contêineres de resíduos orgânicos, que venham gerar chorume e consequentemente vetores. Neste caso recomendamos o produto solidificador Ultra Solid  SSI.

 

Fonte: Site-Tratamento de Efluentes, publicado em 09/07/2019 às 11:16:42 (https://www.tratamentodeagua.com.br/resistencia-antibioticos-etes/)

A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião recomendação ou aconselhamento legal da Gerais Solidificação a respeito dos temas aqui abordados.

GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS.
Av. Dep. Renato Azeredo, 3795
Três Corações / MG
CEP.: 37.410-000

FALE CONOSCO
A Gerais Tecnologia e Soluções está ao seu inteiro dispor. Temos imensa satisfação em receber o seu contato.
Tel.: +55 (Brasil)
19 3397-7702
Email:
vendas@geraissolidificacao.com.br

Copyright © 2013 by GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS ® Todos os direitos reservados
Webdesign: EROS DIGITAL