INDICADORES EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL SÃO ALARMANTES
E o que significa Saneamento? Segundo o Instituto Trata Brasil:
 

“Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.”

Estudo apontado pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano de 2016, mas que foram divulgados somente em 2018, apontam um panorama das 100 maiores cidades do Brasil, e a cidade de Manaus é a 5ª entre as maiores cidades brasileiras com piores indicadores de saneamento básico do país. Somente 10,18 do esgoto é coletado e 23,80% tratado na capital amazonense. A grande parte do esgoto é despejada diretamente nos igarapés, lagos e no Rio Negro.

Ainda de acordo com o Instituto Trata Brasil, Manaus tem um dos dez piores indicadores de saneamento básico, que englobam fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. A capital amazonense recebeu nota 2,56 na avaliação, que vai de 1 a 10.

Como resultado desse processo é o aumento de cursos d’água poluídos e problemas de saúde pública. Na área urbana as principais preocupações são com as hepatites A e E, com as parasitoses intestinais e doenças causadas por fungos

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na Saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na Educação, na expansão do Turismo, na valorização dos Imóveis, na Renda do trabalhador, na Despoluição dos rios e Preservação dos recursos hídricos, etc.

Estudo do Instituto Trata Brasil, por exemplo, mostrou que o Brasil convive com centenas de milhares de casos de internação por diarreias todos os ano (400 mil casos em 2011, sendo 53% de crianças de 0 a 5 anos), muito disso devido à falta de saneamento.

Estudo do BNDES estima que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa, que também surte efeito no desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% a menos no rendimento escolar.


Fonte: Instituto Trata Brasil (http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/o-que-e-saneamento) e por Adneison Severiano, G1 AM (https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/manaus-e-5-entre-cidades-com-piores-indicadores-de-saneamento-basico-do-brasil.ghtml)


A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião recomendação ou aconselhamento legal da Gerais Solidificação a respeito dos temas aqui abordados. 

GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS.
Av. Dep. Renato Azeredo, 3795
Três Corações / MG
CEP.: 37.410-000

FALE CONOSCO
A Gerais Tecnologia e Soluções está ao seu inteiro dispor. Temos imensa satisfação em receber o seu contato.
Tel.: +55 (Brasil)
19 3397-7702
Email:
vendas@geraissolidificacao.com.br

Copyright © 2013 by GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS ® Todos os direitos reservados
Webdesign: EROS DIGITAL