DENGUE – Como as Empresas podem contribuir no Combate ao Aedes Aegypti?
Os gestores das empresas devem contribuir na disseminação de informações com relação a prevenção entre os colaboradores, tomando medidas de combate ao Aedes aegypti
 

Definitivamente, nenhum local está imune ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

Ainda mais em condições climáticas um tanto desfavoráveis como o atual quente e úmido verão turbinado pelo El Niño.

Por essas razões, empresas de todos os portes precisam tomar medidas simples de combate ao mosquito que é o principal foco de doenças.

“Os empresários devem contribuir na luta contra o Aedes aegypti disseminando uma cultura de prevenção entre funcionários e fornecedores”, convoca Paulo Zaia, diretor da associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), entidade que reúne as maiores empresas do segmento.  

O primeiro passo é incluir o combate aos criadouros do  Aedes aegypti nas políticas de saúde e segurança ocupacional e nomear alguém responsável por estabelecer um plano com metas e acompanhar as ações.  Zaia aconselha que esse planejamento preveja etapas, atribua responsabilidades, envolva outras áreas e gere estatísticas sobre as quais a companhia poderá acompanhar. Uma detalhada vistoria das instalações da empresa para checar – e corrigir – pontos onde a água pode empoçar deve ser a ação seguinte. Essa inspeção deve, inclusive, ser semanal.

“Mesmo um prédio de escritórios está sujeito a ter focos do inseto que um mapeamento inicial pode identificar e eliminar”, lembra Zaia.  

Outra providência é manter registros dos focos encontrados para tentar identificar padrões de comportamento que permitam correções. Da mesma forma, o médico do trabalho deve reportar ao coordenador da campanha contra o Aedes aegypti a quantidade de casos existentes entre os funcionários.  Um recurso para informar e também para motivar a equipe é manter um painel sinalizando há quantos dias a companhia está sem casos de dengue assim como acontece com o tradicional aviso sobre acidentes de trabalho.

Motivação, aliás, é um item fundamental.  “O responsável pelas ações de combate ao Aedes aegypti deve envolver as equipes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e de recursos humanos, comunicação e marketing para que informações, treinamentos e campanhas internas motivem os funcionários a participar e fazer sua parte tanto na empresa, como em casa”,  destaca Zaia.  

Durante as inspeções, como sugere Paulo Zaia acima, recomendamos ter em mãos o Ultra Solid® sachê, este produto é um aglutinador e solidificador de água que pode ser  usado em qualquer local ou recipiente onde exista ou possa vir a existir água parada (ex.: pratos de plantas, bromélias, calhas elétricas/dados, caixas de passagens, garrafas vazias, latas, barris, tambores, vasos e recipientes em geral).

O Ultra Solid® atua no encapsulamento das moléculas de água, retirando desta forma o oxigênio da mesma, impedindo a proliferação dos ovos, larvas e pupas do Aedes Aegypti, principal transmissor dos vírus: Zika, Dengue e Chikungunya, e em pouco tempo, interrompe e elimina o ciclo de vida deste vetor.

Após a água ser absorvida pelo Ultra Solid® e posteriormente evaporada, o Ultra Solid® se aproxima de sua forma inicial (granular), ao qual possui uma capacidade de absorção similar a inicial (primeiro ciclo de absorção da agua).

O benefício em aplicar o Ultra Solid® no combate ao Aedes Aegypti é a prevenção da proliferação do vetor, prevenindo o surto epidêmico  e contribuindo para a saúde pública.

O Ultra Solid® é totalmente seguro quanto à sua utilização. É um produto em pó, branco e atóxico e também não deixa resíduos prejudiciais ao solo, seres vivos e ao meio ambiente.

Iniciativa rápida, de baixo custo e eficaz no combate a esta grande ameaça à SAÚDE PÚBLICA.

Fonte: Texto adaptado da Revista Amanhã  15/02/16 (redacao@amanha.com.br)


A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo.

GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS.
Av. Dep. Renato Azeredo, 3795
Três Corações / MG
CEP.: 37.410-000

FALE CONOSCO
A Gerais Tecnologia e Soluções está ao seu inteiro dispor. Temos imensa satisfação em receber o seu contato.
Tel.: +55 (Brasil)
19 3397-7702
Email:
vendas@geraissolidificacao.com.br

Copyright © 2013 by GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS ® Todos os direitos reservados
Webdesign: EROS DIGITAL