Solução para lodos gerados em estações de tratamento de efluentes.
Para muitos casos, o lodo gerado segue como alternativa a compostagem, blendagem para geração de Combustível Derivado de Resíduos e a disposição final em aterros. Neste artigo propomos alternativas para otimizar o gerenciamento desse resíduo.
 

O problema da destinação do lodo gerado nas empresas com sistema de tratamento de águas residuais em grandes volumes, são os mais variados possíveis, a começar  com a geração de grandes volumes de lodo. Quase que a totalidade do lodo gerado segue como alternativa a compostagem, blendagem para geração de Combustível Derivado de Resíduos e a disposição final em aterros.

Em razão do grande volume gerado, e exigências de órgãos ambientais e dos aterros; os custos envolvidos no processo de gerenciamento do resíduo vêm sendo estudado, e algumas alternativas desenvolvidas, a fim  de otimizar o gerenciamento desse resíduo são apresentadas neste artigo.

Algumas empresas dispõem o lodo em grandes áreas abertas (armazenamento temporário, área de transbordo, leito de secagens entre outros). Nestas áreas são dispostos os lodos gerados a fim de obter um índice de massa seca maior para a disposição em células de aterros industriais.

Neste processo os fatores limitantes são: velocidade operacional, condições climáticas, espaço de trabalho, volume de lodo gerado e obstrução do sistema de drenagem. Tais fatores implicam no baixo controle sobre o processo, oferecendo baixíssima eficiência, requer muita mão de obra para limpeza e manutenção, oferecendo diversos riscos de contaminação além de ocuparem grandes áreas, o que hoje em dia tem um alto custo. Além de na maioria dos casos não atenderem a concentração mínima de sólidos exigida pelas legislações locais.

Com a aplicação do Ultra Solid® no lodo disposto nestas áreas, propomos obter mais autonomia no processo, sobre tudo no material mais critico (liquido), que impossibilita o processamento do lodo. Com a solidificação com o Ultra Solid® a quantidade de lodo gerada não irá aumentar devido a seu alto rendimento, o que resultará em uma despesa menor na disposição final e uma velocidade maior na destinação do passivo existente. O resíduo com Ultra Solid® aplicado, possui uma redução de tempo para obtenção de uma % de massa seca mais rápida do que o tempo que leva nessas área de armazenamento temporário.

Para aplicação do Ultra Solid® nessas áreas sugerimos um meio de homogeneização, podendo ser através de um caminhão betoneira como ilustra a foto abaixo:

 

Foto 1 – Aplicação com auxilio de caminhão betoneira

Já para os lodos resultante da Saída do processo de Centrifugação, com vistas a reduzir o passivo ambiental na fonte, sugerimos aplicar o Ultra Solid® diretamente na saída da centrífuga, deste modo o lodo gerado já sairá solidificado sem necessidade de transportá-lo, reprocessá-lo no pátio intermediário (área de transbordo). Já que o Ultra Solid® encapsula os líquidos livres do resíduo.

Através de adaptação de um sistema de homogeneização na saída da centrifuga, o lodo estará pronto para ser encaminhado ao destino final (ex.: aterro) sem a utilização do leito de secagem. Um dos métodos de homogeneização pode ser visto abaixo:

Foto 2 – Aplicação com auxilio de Coloidal (Rosca sem fim)

Trazendo a vantagem de reduzir custos diretos e indiretos com relação ao processo atual que muitas indústrias vem adotando, tais como:

- Diminuição de operadores intervindo no processo (mão de obra),

- Diminuição de custo de depreciação, combustíveis e operadores de máquinas e equipamentos,

- Redução de área para o processo de secagem do lodo, e consequentemente,

- Minimiza e/ou elimina problemas associados à segurança, meio ambiente (contaminação do solo e lençóis freáticos) e saúde, bem como,

- A redução de custos com a secagem do lodo,

- Além de diminuir a geração de odores e a proliferação de insetos.

Nas situações descritas acima o Ultra Solid® garante uma velocidade muito maior de processo, seja ele aplicando na área de entreposto, ou logo após a saída da centrífuga. O resíduo com Ultra Solid® aplicado, possui uma redução de tempo para obtenção de uma % de massa seca mais rápida do que o tempo que levaria se fosse levado o resíduo para a área de transbordo.

Vale ressaltar ainda que o Ultra Solid® encapsula os líquidos livres com altíssimo rendimento, o que reduz a mobilidade dos contaminantes pela sua imobilização física com alta resistência mecânica, garantindo assim um controle eficaz na gestão de resíduos e efluentes.

GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS.
Av. Dep. Renato Azeredo, 3795
Três Corações / MG
CEP.: 37.410-000

FALE CONOSCO
A Gerais Tecnologia e Soluções está ao seu inteiro dispor. Temos imensa satisfação em receber o seu contato.
Tel.: +55 (Brasil)
19 3397-7702
Email:
vendas@geraissolidificacao.com.br

Copyright © 2013 by GERAIS SOLIFICAÇÃO DE RESÍDUOS ® Todos os direitos reservados
Webdesign: EROS DIGITAL